geral

O céu não é o limite! | Susto na ISS, Starliner, Marte e +

Creditos: Terra

A
NASA confirmou a ocorrência do 5º vazamento em um dos componentes da cápsula da Starliner durante o Crew Flight Test. A agência espacial está investigando o ocorrido para descobrir se há algum impacto no restante da missão. Além disso, a NASA transmitiu sem querer o áudio de uma aparente emergência médica na Estação Espacial Internacional (ISS), causando preocupações em que estava acompanhando. No entanto, não havia nenhuma situação de risco naquele momento.

    A Universidade de Berna descobriu gelo em algumas das montanhas mais altas de Marte, como o gigantesco vulcão Olympus Mons. A descoberta é importante também para as futuras missões tripuladas que devem ser enviadas ao planeta, pois indicam onde há recursos essenciais para os astronautas. Além da água, também é importante que os cientistas estudem os efeitos da radiação solar em Marte. Para isso, podem contar com os dados das missões robóticas por lá, que tiveram uma visão privilegiada para registrar os efeitos da tempestade solar extrema ocorrida em maio.

    A semana na Estação Espacial Internacional foi agitada, com Tracy C. Dyson e Matt Dominick, astronautas da NASA, iriam realizar uma caminhada espacial na quinta (13). No entanto, a atividade extraveicular foi suspensa quando faltava cerca de uma hora para seu início. A decisão foi tomada devido ao que descreveram como uma questão de desconforto com o traje espacial. Naquele dia, a agência espacial também transmitiu um áudio em que uma cirurgiã de voo instruía os astronautas na ISS a lidar com um comandante sofrendo da doença de descompressão. No entanto, no fim, o áudio era parte de uma simulação usada em um treinamento de emergências.

Ver notícia completa...