geral

Pesquisa mapeia impactos da ação humana em região que abriga Floresta Petrificada considerada patrimônio cultural

Creditos: G1

P
esquisadores se reuniram em Bielândia, Distrito de Filadélfia, para mapear o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf). Eles analisaram os afloramentos fossilíferos impactados pelas atividades humanas na região. O local abriga os fósseis que formam a Floresta Petrificada do Tocantins Setentrional. Um dos principais problemas apresentados pelos pesquisadores é a dificuldade da conciliação entre a unidade de conservação e propriedades privadas para a preservação dos sítios paleontológicos.

    O supervisor do Monaf, Hermísio Aires, afirmou que os estudos realizados na região devem ajudar na tomada de decisões para conservação do local. "A pesquisa no Monaf, seja de qual for a natureza, sempre será bem-vinda. Com certeza o resultado desse estudo vai ajudar bastante a gestão do Monaf a tomar decisões mais assertivas, assim como propor medidas de proteção mais específicas no sentido de preservar melhor esse patrimônio cultural", contou.

    O mapeamento é realizado por meio de análises paleobotânicas, com a coleta e descrição de fósseis. As atividades realizadas durante as análises incluem o processo de datação de amostras dos afloramentos e exposição permanente de peças. Isso porque parte da divulgação científica do projeto corresponde à exposição permanente de material fóssil do Monaf no Museu Nacional, que fica no Rio de Janeiro. As coletas feitas no local também deve complementar a coleção do Laboratório de Paleobiologia, da Universidade Federal do Tocantins, no campus de Porto Nacional.

    Os estudos deram início no dia 12 de junho e conta com uma equipe formada por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Museu Nacional do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa recebe um financiamento de R$ 100 mil do Governo do Tocantins.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

RS tem aumento de instabilidades e risco de temporais nesta quarta-feira; temperaturas seguem baixas

Aviso é para regiões Noroeste, Norte, Serra e Vales. Previsão é de chuva de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, além de queda de granizo. RS tem previsão de chuvas intensas e tempestadesDivulgação/ INMETO Rio Grande do Sul de
Mais notícias sobre geral
geral

Como o Jogo do Tigrinho colocou influenciadores de AL na mira da polícia

Primeira fase da investigação teve cinco influenciadores como alvo e apreendeu R$ 38 milhões em bens como carros de luxo. Um casal chegou a ser preso ao voltar de Dubai, mas conseguiu liberdade em audiência de custódia. Carros apreendidos influencer