geral

Processo judicial nos EUA pode ameaçar confiança no Ozempic e outros populares remédios para emagrecer

Creditos: G1

O
texto fornece informações sobre o processo judicial contra os fabricantes dos medicamentos Ozempic, Wegovy e outros semelhantes, que são usados para perda de peso e também para controlar os níveis de açúcar no sangue. A ação judicial foi apresentada por dezenas de pacientes que sofreram problemas gastrointestinais após tomar esses medicamentos e alegam que as empresas não alertaram adequadamente os pacientes sobre os riscos associados. Os medicamentos para perda de peso estão entre os produtos de maior sucesso nos Estados Unidos, com prescrições aumentando em quarenta vezes de 2018 a 2023.

    Os medicamentos agonistas do GLP-1 ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e foram originalmente aprovados para o tratamento do diabetes tipo 2. Esses medicamentos fazem as pessoas se sentirem saciadas e os médicos começaram a prescrever-los para o controle de peso mesmo antes da FDA aprovar essa finalidade, o que é uma prática conhecida como prescrição off-label e representa mais de 20% das prescrições nos Estados Unidos.

    As empresas Eli Lilly e Novo Nordisk produzem os medicamentos Trulicity e Mounjaro, respectivamente. A Novo Nordisk é a empresa mais valiosa por capitalização de mercado na Europa e a Eli Lilly se tornou a empresa farmacêutica mais valiosa do mundo em 2023 graças às suas vendas de Trulicity e Mounjaro. As empresas preveem que o receita dos medicamentos para perda de peso aumentará substancialmente entre 2024 e 2030.

    O processo judicial consolida dezenas de casos apresentados por pacientes que tomaram um desses cinco medicamentos e sofreram problemas gastrointestinais ou relacionados. O julgamento está ocorrendo na Pensilvânia porque esse era o estado com o maior número de ações judiciais pendentes e a sede da Novo Nordisk nos Estados Unidos está localizada nas proximidades, em Nova Jersey.

    O processo levanta questões sobre se as empresas fizeram declarações incompletas ou enganosas sobre esses medicamentos e as implicações imediatas incluem a chamada à atenção para os riscos associados a esses populares medicamentos e o lembramento das pessoas de que nenhum medicamento está livre de riscos.

    Além disso, embora esses medicamentos apresentem riscos, a FDA analisou as melhores evidências científicas disponíveis, realizou uma análise de risco-benefício e decidiu que os benefícios valem o risco. No entanto, a FDA está passando por uma erosão contínua da confiança e teorias da conspiração sobre a agência abundam nas mídias sociais.

    Por fim, uma menor confiança nos medicamentos para perda de peso pode levar a um declínio na demanda e, embora as vendas de medicamentos para perda de peso sejam estratosféricas atualmente, um evento aparentemente isolado, como um processo judicial, pode desencadear efeitos em cascata a longo prazo.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Sob aplausos, mãe recebe diploma de filha estudante da UFRGS morta a tiros em Porto Alegre

Sarah Domingues foi assassinada enquanto fazia uma pesquisa para o trabalho de conclusão de curso. Militante do movimento estudantil, jovem estudava Arquitetura e Urbanismo. Estudante da UFRGS morta a tiros em Porto Alegre é homenageada em formaturaO
Mais notícias sobre geral
geral

Garantido abre apresentação com 'Vermelho' e apresentação de Porta-Estandarte

Boi-bumbá Garantido fecha primeira noite do 57º Festival Folclórico de Parintins. Boi Garantido fecha a primeira noite do Festival de Parintins.Patrick Marques/g1O Boi Garantido abriu a sua apresentação nesta primeira noite do Festival Folclórico de
Mais noticias para voce
geral

Sob aplausos, mãe recebe diploma de filha estudante da UFRGS morta a tiros em Porto Alegre

Sarah Domingues foi assassinada enquanto fazia uma pesquisa para o trabalho de conclusão de curso. Militante do movimento estudantil, jovem estudava Arquitetura e Urbanismo. Estudante da UFRGS morta a tiros em Porto Alegre é homenageada em formaturaO