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Projetos para idosos tem dificuldades para captar recursos via leis de incentivo, aponta pesquisa

Creditos: Terra

O
número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil aumentou de 10,8% em 2010 para 15,8% em 2022, segundo o Censo. No entanto, os projetos voltados para a terceira idade ainda são poucos e enfrentam vários obstáculos, como a falta de regulamentação e burocracia para a liberação dos recursos. As leis de incentivo permitem que empresas que utilizam o regime do lucro real destinem parte do Imposto de Renda para projetos aprovados no Fundo da Criança e do Adolescente, Fundo do Idoso, Lei do Esporte, Lei de Incentivo à Cultura e Lei do Audiovisual. No entanto, a estruturação dos fundos estaduais e municipais é deficiente, o que impede o dinheiro chegar às pontas. Além disso, a burocracia para a liberação dos recursos pode chegar a até um ano de espera, mesmo quando já estão captados. A situação é paradoxal, pois pode ajudar projetos em cidades com conselhos bem-estruturados, como Belo Horizonte. No entanto, a distância geográfica das empresas de boas iniciativas nas regiões Norte e Nordeste pode ser um obstáculo. A entidade fundada por Irmã Dulce desenvolve trabalhos em diversas áreas, incluindo a terceira idade, e recentemente começou obras de reforma da praça no centro de geriatria da organização para permitir atividades de socialização aos idosos. O planejamento para a reforma começou em 2018, mas com a necessidade de captação de cerca de R$ 1,2 milhão por meio da lei de incentivo municipal de Salvador e a burocracia, as obras foram iniciadas apenas em junho de 2024. Outro projeto está em fase de captação para reforma de três enfermarias destinadas a pessoas idosas. O CeMAIS atua tentando fortalecer a gestão de Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpi) em BH, que conta com aproximadamente 880 residentes em locais do tipo. A OSC também forma funcionários e dá auxílio para que as próprias Ilpis possam ter recursos oriundos de leis de incentivo. Entre as empresas, a vontade de doar surge muitas vezes pela aderência ao mercado em que atuam. A Unimed-BH afirma focar ações na cultura, terceira idade e infância e adolescência. No entanto, mais trabalho é necessário para enfrentar os obstáculos e garantir que as empresas se envolvam com os projetos voltados para a terceira idade.

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