geral

Reduto de resistência ao mundo moderno, mercadinho de bairro é cenário de filme em Piracicaba

Creditos: G1

O
curta-metragem "Troca Cem?" conta a rotina solitária do dono do antigo mercadinho de bairro, senhor Ari, de 65 anos, que resiste às mudanças do mundo moderno e dominado por novas tecnologias e novos estabelecimentos. A obra explora a passagem do tempo e o lugar do protagonista em um mundo moderno. As gravações aconteceram ao longo do feriado de Corpus Christi, no último final de semana do mês de maio. A diretora e roteirista Lina Agifu revela que o avanço dos mercados express de grandes redes também influenciou na ideia do curta.

    O personagem Ari, interpretado por Edvaldo Oliveira, não está tão preocupado em se adaptar aos novos tempos. Ele é uma pessoa que se resolve no seu universo e não demonstra tristeza ou ambição de mudar. O comércio dele está em franca decadência, mas ele tem um comportamento um pouco afastado da emoção. A única coisa que o incomoda e inspirou o título do curta é quando a pessoa entra pra trocar cem.

    Edvaldo Oliveira tem uma relação afetiva profunda com o espaço onde as filmagens ocorreram. O ponto já foi de seu pai, que foi comerciante durante toda a vida. Com a aproximação de grandes redes de supermercado ao bairro, a clientela foi diminuindo, as situações foram ficando difíceis, mas isso aqui foi a vida do seu pai.

    A equipe técnica envolvida na produção conta com profissionais da cidade. O lugar por si só já é um personagem mesmo porque tem muita coisa antiga, coisas que não combinam juntas, e isso acaba fazendo uma harmonia. Por mais que seja antigo, ele mostra esse caos contemporâneo que a gente está, que está tudo junto e misturado.

    Lina e Edvaldo também decidiram conhecer mercadinhos tradicionais reais da cidade para construção do personagem fictício. Em um deles, o personagem se chama... Ari. Eles acham que ele não se preocupa muito se ele vai ganhar muito dinheiro ou pouco dinheiro. Ele busca aquele conforto e aquele sossego.

    O curta teve a captação de imagens realizada exclusivamente por meio de aparelhos celulares e terá versões com tradução e interpretação em libras, legenda descritiva e audiodescrição. O projeto também oferecerá oficinas variadas na área do audiovisual – especialmente dedicadas à terceira idade, acessibilidade e profissionais da educação. O curta entra agora em fase de pré-produção e tem prazo para lançamento em até um ano.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Com enfraquecimento de bloqueio, capitais podem ter queda de mais de 10°C nesta terça

Avanço de uma nova frente fria vai amenizar as temperaturas em boa parte do Sul e do Sudeste. Apesar da queda, alívio deve ser momentâneo e volta a esquentar na quarta-feira. As regiões Sul e Sudeste devem ser as mais atingidas pela frente fria que a
Mais noticias para voce
geral

Audiência em ilha de 50 mil habitantes, saída da prisão, ida para Austrália: entenda os detalhes do acordo que libertará Assange

Julian Assange deverá se declarar culpado nesta terça (25) em acusação de violar a lei de espionagem dos EUA, mas tempo de pena já foi cumprido em reclusão. O australiano saiu da prisão onde estava em Londres nesta segunda (24) e deixou o Reino Unido