geral

Relíquias de São Vicente de Paulo serão exibidas na Canção Nova, em Cachoeira Paulista

Creditos: G1

R
elíquias de São Vicente de Paulo estarão em peregrinação de 12 de abril até o dia 14 de abril para celebrar os 400 anos da Congregação da Missão (CM) de São Vicente de Paulo. Na segunda-feira, os fiéis poderão venerar um osso da costela do santo, uma carta escrita por ele à Santa Luísa de Marillac e um pedaço da túnica. A missa de Acolhida das relíquias será presidida pelo padre João Gualberto, reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, às 12h. Depois da celebração, será feito um momento de oração e o Terço da Misericórda será realizado às 15h. A missa das 15h30 será presidida pelo padre Alex Freitas e marcará a despedida das relíquias que seguirão para a Vila Vicentina, mantida pela Sociedade São Vicente de Paulo, em Cachoeira Paulista (SP).

    São Vicente de Paulo nasceu em 1581, na cidade de Gasconha, região da França. Aos 19 anos, ele se tornou sacerdote e permaneceu como escravizado por muitos anos. Quando conseguiu a liberdade, ele se tornou catequista de famílias nobres na França e percebeu a diferença na vida de ricos e pobres. Inspirado por essa diferença social, São Vicente de Paulo dedicou a vida às obras de caridade e fundou missões para ajudar os mais pobres.

    A beatificação de São Vicente de Paulo ocorreu no dia 21 de agosto de 1729 pelo Papa Bento XIII e a celebração de canonização foi realizada em 16 de junho de 1737 pelo Papa Clemente XII na Basílica do Vaticano. Em 1885, o Papa Leão XIII o proclamou padroeiro de todas as Associações católicas de caridade.

Ver notícia completa...