tecnologia

Seu celular é irregular? Como saber se o modelo foi certificado pela Anatel

Creditos: G1 - Tecnologia

N
o Brasil, a maioria dos smartphones irregulares são fabricados com materiais de baixa qualidade, o que pode expor os usuários a níveis inadequados de radiação. Isso acontece porque esses smartphones não passam por avaliações de segurança. Para verificar se um smartphone é irregular, você pode procurar o selo da Anatel no corpo, na bateria ou no manual do aparelho e verificar se tem um número que pode ser buscado no site da agência.

    Além disso, preços muito abaixo do normal também podem ser um indício de que o celular não foi homologado pela Anatel, pois ele pode ter sido importado ilegalmente e chegar às lojas sem pagar impostos, permitindo um desconto agressivo.

    O mercado de celulares irregulares cresceu no Brasil porque muitas lojas virtuais não cumpriram as regras e não mostraram o código da homologação que o celular recebeu na Anatel. As empresas que não cumprirem as regras ficarão sujeitas a multas diárias de R$ 200 mil. A maioria dos celulares irregulares é de origem chinesa e a maioria deles é de apenas uma marca, que não foi revelada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica (Abinee).

Ver notícia completa...