geral

VÍDEO: Vencedora dos prêmios Camões e Machado de Assis, aos 88 anos escritora Adélia Prado encanta seguidores ao declamar poemas nas redes sociais

Creditos: G1

A
poeta Adélia Prado começou a postar seus poemas no Instagram menos de um ano atrás e já tem mais de 88 mil seguidores. Ela lê seus poemas em espaços acolhedores de sua residência em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A escritora tem um bom humor matinal e entrega seu corpo e alma aos seus versos, tornando cada vídeo irrecusável para mergulhar na poesia.

    Em dezembro de 2023, Adélia Prado postou uma leitura do poema "Exausto", publicado no livro "Bagagem" em 1976. Na publicação, ela expressa a satisfação em iniciar uma conexão global com quem aprecia a arte e recebeu comentários de famosos como Antônio Fagundes, Patrícia Pillar, Glória Pires, Elisa Lucinda, Cissa Guimarães, Leila Pinheiro e Padre Fábio de Melo.

    Adélia Prado é uma das mais renomadas poetas brasileiras, nascida em 13 de dezembro de 1935 em Divinópolis. Ela foi professora por 24 anos antes de se dedicar totalmente aos poemas. Suas obras são ricas e intimistas, celebrando a espiritualidade e a condição feminina.

    Em 1976, Adélia publicou seu primeiro livro "Bagagem", que anunciou o tom de suas obras seguintes: uma mistura de profundidade e leveza. Os poemas falam da força da mulher, amor, fé, maternidade e envelhecimento.

    Adélia Prado é uma embaixadora da cultura no mundo e uma figura central para a cultura no interior do estado de Minas Gerais. Ela foi a primeira mulher premiada na categoria Conjunto da Obra pela contribuição à literatura brasileira no concurso Literatura do Governo de Minas em 2017.

    Em 1976, Adélia Prado publicou "Bagagem", que foi agraciado com o Prêmio Jabuti. Ela também lançou outros livros como "O coração disparado" em 1978, "Solte os cachorros" em 1979, "Cacos para um Vitral" em 1981, "Terra de Santa Cruz" em 1984 e "Os componentes da banda" em 1985.

    Em 1991, Adélia Prado publicou "Poesia reunida" e em 1994, após anos de silêncio poético, ela ressurgiu com o livro "O homem da mão seca". Em 1999, ela lançou "Manuscritos de Felipa", "Oráculos de maio" e sua "Prosa reunida".

    No fim de 2023, Adélia Prado anunciou que vai lançar um novo livro no segundo semestre de 2024, com o título provisório "Jardim das Oliveiras". A inspiração para o livro veio de poemas encontrados em gavetas escritos na juventude.

    Adélia Prado tem recebido vários prêmios de literatura, incluindo o Jabuti de Literatura (1978), ABL de Literatura Infantojuvenil (2007), Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2010), Associação Paulista dos Críticos de Arte (2010), Clarice Lispector (2016), Literatura do Governo de Minas Gerais (2017) e Associação de Artistas e Designers de Artes Aplicadas da Sérvia (2018).

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

VÍDEO: Leo Santana é atingido por celular nas partes íntimas durante show; 'Que pancada, meu velho'

Celular foi jogado por alguém que estava na plateia. Leo Santana é atingido por celular nas partes íntimas durante showO cantor Leo Santana sofreu bastante durante um show no Dia de São Pedro, no sábado (29), em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. No
Mais notícias sobre geral
geral

Acidente entre ônibus e caminhão-tanque deixa feridos na BR-153

O motorista do ônibus foi levado para o hospital de Colinas. Acidente aconteceu na manhã deste domingo (30). Bombeiros retiram motorista de ônibus das ferragens após acidente na BR-153, em ColinasReprodução/@colinasnotícias2Um acidente entre um ônib