economia

Em primeira grande vitória de Milei, Argentina aprova em definitivo projeto de reforma econômica

Creditos: G1 Economia

A
Câmara dos Deputados começou a discutir o projeto de reforma primária de Milei e sua contrapartida fiscal na quinta-feira. A aprovação inicial já está garantida e o debate se concentra nos detalhes finais antes que as medidas se tornem lei. O projeto de lei oferece incentivos ao investimento e aborda a privatização de várias entidades estatais e reajusta os impostos. Isso atenderá alguns dos principais objetivos estabelecidos por Milei, que venceu as eleições no ano passado prometendo recuperar a economia do país, que está em declínio.

    O governo argentino celebrou a aprovação das reformas econômicas em uma publicação nas redes sociais, criticando a oposição e seus aliados por atrasar o projeto por meses. Os dois projetos de lei foram alterados significativamente desde as versões iniciais do governo, que negociou para conquistar aliados no Congresso, onde tem apenas uma pequena minoria de assentos.

    A empresa de investimentos local Wise Capital afirmou que o projeto sofreu uma redução significativa desde as versões iniciais. No entanto, o partido governista conseguirá aprovar uma estrutura que lhe permita implementar as medidas que consideram necessárias para reconstruir a economia argentina.

    Milei herdou uma economia em declínimo com inflação de três dígitos, reservas líquidas negativas de moeda estrangeira e uma economia em declínimo. Ele concentrou-se fortemente em colocar as finanças do Estado em ordem com austeridade rigorosa e conseguiu conter os aumentos de preços, reconstruir as reservas e registrar um superávit fiscal, embora a economia tenha sido duramente atingida.

    Após as aprovações dos deputados em abril e dos senadores neste mês, a Câmara agora votará as mudanças feitas no Senado. Espera-se que ela aceite uma lista reduzida de empresas estatais a serem privatizadas e ajustes no plano de incentivo ao investimento. No entanto, o governo espera restabelecer alguns artigos sobre tributação e bens pessoais que foram removidos no Senado.

    Os parlamentares da oposição de centro-esquerda disseram que poderiam recorrer aos tribunais para impedir a entrada em vigor de certas leis que, segundo eles, beiram a "inconstitucionalidade".

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

Após fundo do ano, Ibovespa reage: confira o que esperar para bolsa, PETR4 e VALE3

No Estudo Técnico deste domingo, Rodrigo Cohen traz o que esperar da bolsa, dólar, bitcoin e principais ações na semanaThe post Após fundo do ano, Ibovespa reage: confira o que esperar para bolsa, PETR4 e VALE3 appeared first on InfoMoney.
Mais notícias sobre economia
economia

A aposta de US$ 100 bilhões na China que entrou em xeque junto com armazéns vazios

Centros de distribuição e parques industriais que atraíram investimento nos últimos anos enfrentam aumento da vacância e queda do aluguel The post A aposta de US$ 100 bilhões na China que entrou em xeque junto com armazéns vazios appeared first on InfoMo
Mais noticias para voce
geral

PAT Móvel atende moradores de Sorocaba a partir de segunda-feira

Unidade oferece serviços para pessoas que estão em busca de contratação no mercado de trabalho. PAT Móvel atende moradores de Sorocaba (SP) a partir de segunda-feira (1º)Prefeitura de Sorocaba/DivulgaçãoA unidade do Posto de Atendimento ao Trabalhado