economia

Fui vítima de golpe, posso ter meu dinheiro de volta? Bancos propõem melhoria em sistema de devolução do PIX; entenda

Creditos: G1 Economia

O
MED (Mecanismo Especial de Devolução) é uma ferramenta criada pelo PIX para facilitar a recuperação de dinheiro em caso de fraudes. Ele permite o bloqueio de valores apenas na primeira conta recebedora do recurso e depende da disponibilidade de fundos na conta do fraudador. Isso não permite a análise dos casos e a eventual devolução do dinheiro às vítimas quando os fraudadores transferem o valor parcelada para outras contas.

    O MED precisa de melhorias para bloquear valores até outras camadas de triangulação dos recursos, ou seja, de outras contas que receberam transferências da conta do suposto fraudador. Isso deve reduzir a prática das diferentes modalidades de fraudes e golpes utilizando o PIX como meio.

    O sistema deve ser desenvolvido ainda no segundo semestre deste ano e implementado apenas no final de 2025. As pessoas que foram vítimas de golpe e fizeram transferências de PIX podem tentar reaver o dinheiro perdido por meio do MED.

    Ao ser vítima de um golpe, o primeiro passo é entrar contato com o seu banco e acionar o MED. O banco irá avisar a instituição do suposto golpista e bloquear o valor correspondente na conta mencionada. As duas instituições têm até sete dias corridos para analisar o caso. Se concluírem que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados. Se for fraude, o cliente receberá o dinheiro de volta, a depender do montante disponível na conta do golpista.

    Caso não haja saldo suficiente para a devolução total dos valores, o banco do recebedor deve monitorar a conta por até 90 dias da transação original e, surgindo recursos, deve fazer devoluções parciais.

Ver notícia completa...