geral

Keron Ravach foi assassinada aos 13 anos, assim como muitas outras trans no Brasil

Creditos: Terra

A
história de Keron Ravach, uma adolescente transgénero assassinada no Ceará, é um dos exemplos da violência contra pessoas LGBTQIA+ no Brasil. A transfobia é um dos principais problemas enfrentados por pessoas trans e travestis no país, que enfrentam desiguais tratos e discriminação em diversas áreas da vida. A educação é vista como um dos principais mecanismos para enfrentar essa problemática, promovendo o respeito e o amor. A professora e coordenadora dos Observatórios Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Patrícia Rosalba, alerta sobre a subnotificação de crimes contra pessoas LGBTQIA+ e o recrudescimento do discurso de ódio. Para ela, instituições, movimentos sociais, conselhos, organizações não-governamentais e universidades que dialogam sobre questões LGBTQIA+ podem potencializar e ratificar as políticas públicas para essa população, especialmente para pessoas trans, na região.

    Luma Nogueira de Andrade é uma travesti que conseguiu superar adversidades para concluir um curso de doutorado no país. Natural de Morada Nova, no interior do Ceará, ela sofreu rejeição por ser considerada masculina e precisou se adequar ao gênero feminino. Após completar o Ensino Médio, ela chegou à universidade, ao mestrado e ao doutorado, trajetória ainda distante para a maioria das pessoas trans do Brasil. Luma é autora do livro Travestis na Escola: Assujeitamento e Resistência à Ordem Normativa e também se envolveu na luta pela retificação documental de nomes e documentos de pessoas transgêneros maiores de 18 anos.

    A retificação documental é o reconhecimento da identidade de gênero da pessoa e é o primeiro ato para a sua existência. No entanto, para Luma, não basta ter esses dispositivos legais para garantir o respeito e o amor. É necessário ir para o enfrentamento e as garantias para tornar isso que está escrito em prática.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

VÍDEO: Leo Santana é atingido por celular nas partes íntimas durante show; 'Que pancada, meu velho'

Celular foi jogado por alguém que estava na plateia. Leo Santana é atingido por celular nas partes íntimas durante showO cantor Leo Santana sofreu bastante durante um show no Dia de São Pedro, no sábado (29), em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. No
Mais notícias sobre geral
geral

Acidente entre ônibus e caminhão-tanque deixa feridos na BR-153

O motorista do ônibus foi levado para o hospital de Colinas. Acidente aconteceu na manhã deste domingo (30). Bombeiros retiram motorista de ônibus das ferragens após acidente na BR-153, em ColinasReprodução/@colinasnotícias2Um acidente entre um ônib