economia

Ladrões de cabos são barreira para vendas de carros elétricos

Creditos: G1 Economia

D
ois homens, um deles carregando uma lanterna, saíram de um carro e começaram a cortar cabos de carregamento em um caminhão em Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos. Eles colocaram os cabos no caminhão em menos de dois minutos e meio. Isso é parte de um padrão preocupante nos Estados Unidos, onde ladrões estão targetando estações de carregamento de veículos elétricos para roubar cabos de cobre. O cobre está perto de um máximo histórico nos mercados globais, o que significa que os criminosos podem ganhar mais dinheiro vendendo a matéria-prima. Isso pode forçar proprietários de veículos elétricos a procurar por carregadores que funcionem e pode complicar a situação para eles. Cerca de 4 em cada 10 adultos nos EUA acredita que os veículos elétricos demoram muito para carregar ou não sabem onde encontrar estações de carregamento próximas. Isso pode tornar a situação ainda mais difícil no Brasil, onde a infraestrutura para veículos elétricos é mais fraca. Os principais fabricantes de automóveis dos EUA estão apostando financeiramente em veículos elétricos, mesmo que os compradores sejam céticos. A Stellantis, que inclui marcas como Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën, prevê que 50% de seus automóveis de passageiros sejam elétricos até o final de 2030. A Ford estabeleceu uma meta de produzir 2 milhões de veículos elétricos por ano até 2026, embora tenha suspendido essa meta. A General Motors comprometeu-se a vender apenas veículos elétricos até o final de 2035. Essas metas dependem das empresas conseguirem convencer possíveis compradores de que haverá uma fonte recarregável disponível e confiável para viajar. O aumento nos roubos de cabos pode não ajudar a argumentação das montadoras. Em 2022, de acordo com a Electrify America, que gere a segunda maior rede de carregadores rápidos de corrente contínua do país, um cabo foi cortado a cada seis meses em 968 estações de carregamento. Até maio de 2024, o número de roubos aumentou para 129, quatro a mais do que em todo o ano de 2023. Em uma estação de Seattle, os cabos foram cortados seis vezes no ano passado. Duas outras empresas líderes em carregamento de veículos elétricos – Flo e EVgo – também relataram um aumento nos roubos. As estações de carregamento em Seattle são um alvo frequente. Locais em Nevada, Califórnia, Arizona, Colorado, Illinois, Oregon, Tennessee, Texas e Pensilvânia também foram atingidos.

Ver notícia completa...