ciencia

O mar pode congelar? Entenda fenômeno que 'parou ondas' no sul da Argentina; vídeo viralizou

Creditos: G1 Ciência

A
formação de gelo marinho é um fenômeno comum em regiões de alta latitude, como o Ártico e a Antártica. Ele é essencial para manter a biodiversidade dos oceanos e ocorre quando as condições meteorológicas são favoráveis, como estar em uma região costeira rasa e isolada, temperaturas abaixo de 0°C e baixa temperatura ambiente, sem vento e calmas águas. O sal na água do mar impede a formação de gelo, mas quando todas as condições são favoráveis, o sal é gradualmente expulso, permitindo a formação de gelo congelado.

    O gelo marinho na Argentina tem relação com as mudanças climáticas? O fenômeno é um acontecimento natural que pode ocorrer em períodos de inverno severo. No caso da Argentina, ele se deu devido a uma massa de ar mais fria que se descolou do Mar de Weddell em direção à Patagônia. As mudanças climáticas, somadas ao El Niño, mudaram o padrão de circulação atmosférica e tornaram-o mais intenso nos últimos meses.

    O gelo marinho não causa problemas aos animais? De acordo com o professor da UFRGS, o fenômeno é até necessário para a vida dos animais. A formação de gelo marinho cria condições na Antártica de água um pouco mais fria, um pouco mais salgada e rica em oxigênio. Essa água mais rica vai afundar, alimentando a cadeia da biodiversidade marinha de todos os oceanos do planeta Terra.

Ver notícia completa...