geral

Piracicaba completa um mês sem chuva e tem junho mais seco em pelo menos seis anos

Creditos: G1

A
média de chuva para o mês de junho é de 50,35 milímetros e até a sexta-feira (28), não foi registrado nenhum volume na região da Rua do Porto. Desde 2019, o junho é o mês mais seco até agora, com uma média de 50,35 milímetros. Caso o mês se encerre sem nenhum volume de chuva, será a primeira vez nesse período que isso acontece.

    De acordo com a meteorologista Ana Ávila, o período mais seco ocorreu ao longo do primeiro semestre, que também está fechando com chuvas abaixo da média. O sistema de bloqueio impede a chuva e tem um impacto ambiental com relação ao aumento de queimadas e a qualidade do ar comprometida.

    Segundo a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da APTA e Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Angelica Prela Pantano, a situação se estende para boa parte do Sudeste. As previsões indicam que a condição continuará até agosto e o outono e inverno deste ano serão caracterizados como mais quentes e mais secos que o normal.

    Apesar da temperatura mais alta do que o normal, a região deve ter na próxima semana uma queda nos termômetros. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de declínio de temperatura a partir de domingo (30). O comunicado do Inmet é de nível amarelo (perigo potencial) e vale para domingo e segunda (1º), com declínio de 3ºC a 5ºC.

Ver notícia completa...