geral

Quadrilha junina é reconhecida manifestação da cultura nacional

Creditos: ÚltimoSegundo

A
quadrilha junina é uma dança tradicional que se originou na França no século XIX e foi trazida para o Brasil no mesmo século. A dança é uma das festas populares mais fortes do país e é uma manifestação da cultura nacional. A lei 14.900, que foi publicada no Diário Oficial da União, adicionou a quadrilha ao texto de uma lei sancionada em 2023 que já reconhecia os festejos juninos. A quadrilha junina é uma das principais atrações das festas populares e é responsável por movimentar o turismo e aquecer a economia nesta época do ano.

    De acordo com o Ministério do Turismo, as festas populares devem mobilizar mais de 21,6 milhões de pessoas no país, com grande parte delas se direcionando para o Nordeste, onde a tradição ganha dimensões expressivas. Em Caruaru, em Pernambuco, são esperadas mais de 4 milhões de pessoas em 72 dias de arrasta-pé, e a expectativa é que a quadra junina impacte a economia local em R$ 700 milhões.

    No Sudeste, Minas Gerais tem expectativa de um aumento de 20% dos participantes nas celebrações populares em diversos municípios, atingindo um público de 3 milhões de pessoas em dois meses. Em São Paulo, o arrasta-pé deve movimentar 500 mil participantes em 300 municípios. Na Região Norte, a capital de Roraima, Boa Vista, promete mobilizar 370 mil pessoas e movimentar R$20 milhões. Já em Palmas, no Tocantins, 60 mil pessoas devem celebrar os santos em cinco dias de festa do tradicional Arraiá da Capital.

    A quadrilha junina tem suas raízes em bailes ocorridos nos palácios da França, onde os nobres dançavam em quatro duplas organizadas de forma retangular – daí o nome quadrille, em francês – e a dança foi introduzida no Brasil no século XIX. Com o passar dos anos e a popularização da dança, agregou elementos culturais brasileiros relacionados às tradições rurais, como as vestimentas utilizadas pelos caipiras. Em algumas regiões do Brasil, como no Maranhão, a dança ganha ainda a força do folclore, com a absorção de elementos do Bumba Meu Boi.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Energisa revela que queimadas causam interrupções de energia para 12 mil clientes por ano em RO

Calor intenso pode danificar cabos e postes, causando queda de energia e colocando a população em risco. Veja as orientações. Queimadas em RondôniaRede Amazônica/ReproduçãoA companhia de fornecimento de energia em Rondônia, a Energisa, divulgou que i