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Confiança do consumidor se recupera e sobe para 91,1 pontos em junho, diz FGV

Creditos: InfoMoney

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confiança dos consumidores no Brasil aumentou em junho, após uma queda no mês anterior. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 1,9 ponto para 91,1 pontos. A economista Anna Carolina Gouveia, do FGV/Ibre, comentou que a confiança voltou a subir devido à melhor percepção sobre a situação atual e as expectativas para os próximos meses. A confiança aumentou principalmente nas faixas de renda mais baixas. A estabilidade no índice trimestral reflete a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios de confiança e está relacionada às limitações financeiras das famílias e às taxas de juros elevadas.

    O Índice de Expectativas (IE) avançou 2,6 pontos para 98,1 pontos, recuperando parte da queda do mês anterior. O Índice da Situação Atual (ISA) aumentou 1,0 ponto para 81,6 pontos, o maior nível desde novembro de 2023. A confiança no mês foi impulsionada principalmente pelo ímpeto de compras de bens duráveis, que aumentou 5,2 pontos para 84,0 pontos, após queda mais expressiva no mês anterior. A alta também foi observada nos indicadores que medem as perspectivas para a situação futura da economia e para as finanças futuras das famílias, que avançaram 2,0 e 0,3 pontos para 110,3 e 100,4 pontos, respectivamente. No entanto, ambos não recuperaram a queda registrada em maio. A melhora nas avaliações sobre o momento foi observada na percepção sobre as finanças pessoais das famílias, que aumentou 2,2 pontos para 71,5 pontos, o maior nível desde novembro de 2023. No entanto, o indicador que mede a percepção sobre a economia local variou negativamente, em 0,3 ponto, para 92,0 pontos.

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