politica

Toffoli vota para manter porte de maconha para uso pessoal como crime; punição é socioeducativa

Creditos: G1 Política

M
inistro Dias Toffoli votou para manter o porte de drogas como um crime. Sua votação manteve as punições socioeducativas e não penais para usuários. O julgamento foi interrompido e será retomado na semana que vem. Com o voto de Toffoli, o placar no STF para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal é de 5 a 4. Isso significa que, por enquanto, há maioria para transformar o ato em ilícito administrativo, com sanções mais leves e na esfera administrativa, não na penal. Atualmente, se a polícia e a Justiça consideram alguém como usuário, ele deve comparecer a cursos e prestar serviços à comunidade. Se a tese de ilícito administrativo vencer, a prestação de serviços, por exemplo, deve cair. No entanto, não há um critério claro sobre a quantidade de drogas que faz uma pessoa ser usuária ou traficante. O STF discute essa questão também. Toffoli foi o único ministro a votar a favor de estabelecer um critério objetivo que diferencia traficante de usuário.

    O presidente do STF, ministro Luis Roberto Barroso, explicou o que está em jogo na abertura da sessão. Ele explicou que o ato de consumo de drogas, mesmo que para uso individual, permanecerá como ato ilícito, mesmo se for descriminalizado. Isso significa que continuará contrário à lei, independente da decisão do Supremo, mas poderá não ser chamado de crime se os ministros decidirem descriminalizar. Barroso esclareceu que há dois pontos em análise na sessão: se o porte da droga será considerado um ilícito administrativo ou penal; e se será possível fixar uma quantidade de droga para diferenciar usuário de traficante. E qual será essa quantidade.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre politica
politica

Celac se reúne nesta quinta e prepara declaração condenando tentativa de golpe na Bolívia

Países-membros da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos vão debater tentativa de ruptura da democracia boliviana desta quarta. Reunião ocorrerá de forma virtual. Um dia depois da tentativa de golpe militar na Bolívia, chefes de Estado e re
Mais notícias sobre politica
politica

Dois delatores entregaram esquema da Americanas

Eles entregaram e-mails e mensagens que serviram de meio de obtenção de provas. Dois funcionários das Lojas Americanas fecharam delação e entregaram todo o esquema investigado na Operação Disclosure, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feir
Mais noticias para voce
economia

Ex-diretora da Americanas transferiu bens ao filho antes do escândalo contábil 

Defesa da executiva negou que fosse uma tentativa de proteger os bens, mas sim um movimento de planejamento sucessórioThe post Ex-diretora da Americanas transferiu bens ao filho antes do escândalo contábil  appeared first on InfoMoney.