politica

Entidade sindical aponta Boulos, Nikolas, Flávio e Gleisi entre parlamentares mais influentes do Congresso em 2024

Creditos: G1 Política

O
levantamento do Diap lista os 100 parlamentares mais influentes do Congresso brasileiro. A lista inclui nomes dos partidos PT, MDB, PSB, União Brasil, PSD, PDT, PSOL, PCdoB, PP, Republicanos e Rede. A lista é baseada em uma série de critérios e pesquisas com parlamentares, jornalistas e analistas políticos. A pesquisa traz anualmente os 100 parlamentares que mais tiveram protagonismo ou influíram em processos de decisões e bastidores na Câmara e no Senado.

    O segundo governo Lula continua liderando o ranking de partidos com mais parlamentares influentes. Em 2023, eram 69 congressistas do arco de legendas da Esplanada. Na edição de 2024, PL e Novo registraram 13 parlamentares. Flutuantes e considerados mais independentes, Podemos, Cidadania e PSDB somaram sete congressistas no ranking.

    A lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso traz três dos deputados mais votados do país nas últimas eleições: Nikolas Ferreira (PL-MG), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Também aparecem na pesquisa parlamentares que já se colocam como pré-candidatos às eleições municipais deste ano, como os deputados Rogério Correa (PT-MG), Maria do Rosário (PT-RS) e Tabata Amaral (PSB-SP).

    Ainda surgem na lista nomes ventilados para sucessão de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) aos comandos da Câmara e do Senado, respectivamente. Os senadores Davi Alcolumbre (União-AP) e Rogério Marinho (PL-RN); e os deputados Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP) são alguns dos nomes listados.

    A lista completa dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso reúne nomes influentes de siglas de diversos espectros políticos.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre politica
politica

Oposição empareda governistas com pautas ideológicas em ano de eleições municipais

Drogas, aborto e segurança pública ganharam destaque no Congresso neste semestre. Esquerda tenta se esquivar para evitar prejuízos eleitorais e quer foco na pauta econômica. Plenário do Congresso Nacional durante votações desta terça-feira (28).Zeca
Mais notícias sobre politica
politica

Ex-CEO das Americanas é solto em Madri, mas terá de ficar na Espanha e entregar passaporte

Miguel Gutierrez foi preso na sexta, na Espanha, após PF deflagrar operação contra fraudes contábeis estimadas em R$ 25 bilhões. Ele terá que se apresentar à Justiça a cada 2 semanas. Miguel Gutierrez, ex-CEO da AmericanasGloboNews/ReproduçãoPreso ne