geral

Pedestre espera mais de 4 minutos para semáforo abrir e tem apenas seis segundos para atravessar na Zona Sul de SP

Creditos: G1

N
o bairro Morumbi, em São Paulo, os pedestres têm que esperar por mais de quatro minutos para atravessar a rua. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou que o tempo de travessia atende aos critérios do manual brasileiro de sinalização de trânsito e que implantou o programa Pedestre Seguro, que ampliou o tempo de travessia na cidade. A CET também afirmou que está investigando o que causou o tempo de travessia tão curto no semáforo do bairro Morumbi.

    De acordo com uma pesquisa do instituto, o tempo médio de espera dos pedestres em 170 travessias de 21 cidades em seis estados é de 2 minutos e 11 segundos, e o tempo de travessia é de apenas 7 segundos. A pesquisa também constatou que em cerca de 50% dos semáforos analisados, o tempo de espera é maior que 90 segundos.

    Silvia Stuchi, gestora ambiental e fundadora do Instituto Corrida Amiga, ressalta que o Estatuto do Pedestre garante o direito de tempo suficiente para as travessias e falta o sistema de mobilidade urbana das cidades colocar o pedestre como prioridade. O Estatuto do Pedestre coloca diferentes velocidades de caminhada para que os tempos semafóricos sejam readequados e coloca o tempo máximo de espera de até 90 segundos, diferente do que a campanha apontou. Para uma cidade mais amigável para todas as pessoas, é necessário uma conscientização coletiva de todas as pessoas e colocar sempre o pedestre como prioritário no sistema de mobilidade urbana condizente com o Código de Trânsito Brasileiro e com a própria política nacional de mobilidade urbana.

Ver notícia completa...