geral

Caprichoso: pajé Erick Beltrão faz 'rito de Transcendência Yanomami: Mothokai a Fúria do Sol'

Creditos: G1

D
avi Kopenawa, um escritor indígena, participou de uma apresentação com o Boi Caprichoso. No ritual, ele usou xamanismo para encenar uma luta contra a fera de fogo Mothokari. Ele e outros xamãs incorporaram o espírito de vespa e travaram uma grande batalha.

    Na primeira noite do festival, o Boi Caprichoso proclamou o "Triunfo do Povo", focando nas culturas plantadas, nascidas e sustentadas na Amazônia brasileira. Ele celebrou a diversidade, com negros e negras, indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, mestres e mestras da cultura popular local.

    O Festival Folclórico de Parintins é uma histórica disputa a céu aberto entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul). Ele acontece em Parintins, conhecida como "Ilha da Magia", localizada a 369 km de Manaus. Com capacidade para 35 mil espectadores, o Bumbódromo é o local da disputa entre Caprichoso e Garantido.

    O Festival Folclórico de Parintins é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e recebe milhares de turistas do Brasil e do mundo todos os anos. Durante o festival, a população de Parintins, com pouco mais de 115 mil habitantes, recebe a mesma quantidade de visitantes.

Ver notícia completa...